Árbitro/Técnico

Árbitro/Técnico 27 de setembro de 2021

Classificação conforme Cursos Nacionais de Capacitação para Árbitros
Realizados na UnB – Brasília – DF, nos dias 19 e 20 de maio de 2018 e 18 e 19 de maio de 2019.

Para árbitro classe A:

Para árbitro classe B:

Para árbitro classe C:

Para árbitro classe D:

Eckener de Pereira Cardoso Sobrinho Antonio Carlos Silva Walger Arthur Prisco Paraíso Rêgo Enobaldo da Silva Ataide Vladimir Leonardo Zanca Guilherme Antonio Carollo Ruy Koike Clovis Cesar Astrissi Márcio Jorge Bastos Costa Osmar José Ramos de Oliveira Filho José Wellington de Oliveira Celso Ogasawara

João Crispim Ramos Josiclei Ramos Cadena Francisco Patrício Serra Lima Rozeval Moreira Cruz Dernival Benício Jesus Araújo Marcelo Alessandro Pereira Haeckel Patriarcha dos Santos Jonathan Miranda Junior Adeir Gomes Reginaldo Miguel Roza Sergio Ney Bergantini Filho Kleyber Ricardo Moreno Silva Juan Pedro Osorio Gomez*

Antonio José do Nascimento Feliciano Chagas dos Santos Adalberto de Siqueira Sanches Júnior Antonio Alves de Souza Rui Mendonça de Andrade Albuquerque Nicolau Brusco Neto Alex Sales Silva Geordano Valente Raad Jair de Oliveira Bispo Jouglimar Silva Antonio José Pereira da Silva Vicente Joaquim de Souza Josemar Almeida de Oliveira Ludovico Szygalski Junior Daniel Kunz Marcio Ivaldo Fernandes dos Santos Nelson Vagner de Santi Erika Ferreira de Azevedo Gilberto José Silva Bulos de Cerqueira Nelson Mário Aguilera Filho Jamerson Duarte da Silva Kleber Pinho e Silva Alessandro Borges Ferreira José Cirone dos Santos* Celina Pessoa de Andrade* Claudinei Suzin* Edvaldo Takashiro Morikami* Benedito Gomes Barbosa*

Alessandro Sizony Ramos Luiz Carlos de Souza Adilson Luiz dos Santos Ubiratan Lopes de Lima João Eduardo Rockenback Kalazan Alberto Eronides da Silva Thamiris Rodrigues da Silva Heraldo Guedis Lobo Filho Tiago Lino da Silva

*Os ausentes que obtiveram classificação ITKF durante o Campeonato Panamericano de 2018, foram mantidos com essa classificação no quadro da CBKT, mas deverão participar das próximas avaliações para homologação no quadro nacional.

Sérgio Bastos - Presidente

Eckener Cardoso - Diretor Técnico

Pesquisa sobre a Formação Nacional de Árbitros 2019

No ano de 2019 tivemos mais uma edição do curso Nacional de Formação de Árbitros em Karate-Dô Tradicional. O evento contou com a presença de karatecas de todo o Brasil, já ilustrado em fotos no nosso site. Contudo a CBKT realizou uma enquete com os participantes sobre o evento e sua dinâmica.

Ficou evidente que a formação proporciona a melhoria da arbitragem e por consequência o andamento da competição se dará de forma mais natural. De acordo com um dos cursistas:

“Primeiramente venho agradecer e parabenizar aos organizadores do curso de arbitragem, foi muito proveitoso e de grande importância para nós que estamos atuando(...)” (Identificação preservada)

No que tange a questão da periodicidade, os entrevistados responderam, em sua maioria, que todos os anos a CBKT deverá proporcionar/oferecer a formação para todos tenham acesso, bem como outros tenham a chance de melhorar seu próprio nível. Sobre os temas abordados ficou evidenciado que os mesmos atenderam as necessidades daqueles que lá estiveram e que diante desse conhecimento poderão desenvolver-se e auxiliar seus respectivos Estados na mesma proporção.

A logística do evento de forma geral agradou a todos. Tivemos como pontos de referências as instalações da UNB que foram consideradas excelentes e atenderam a formação, o suporte de traslado que auxiliou aos cursistas no deslocamento dos hotéis para a UNB, a alimentação que de acordo com os participantes da enquete poderá melhorar, o sistema de hospedagem em Brasília que possui diversos tipos de hotéis para os diversas possibilidades de recursos financeiros por parte dos cursistas e o fato de Brasília possuir voos para várias capitais e ser um ponto central do Brasil. Em relação aos facilitadores foi demonstrado que os mesmo detém o conhecimento necessário para realizarem a formação em nível nacional.

Assim a CBKT – Confederação Brasileira de Karate-Dô Tradicional compreende que a formação deverá ser mantida, intentando manter a qualidade da mesma.
A Presidência agradece.
Oss
Haeckel Patriarcha
Diretor Social