CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2022, Fortaleza-Ce. wp-marcos-cbkt-2022 30 de setembro de 2022
CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2022, Fortaleza-Ce.

Por Haeckel Patriarcha

A Confederação Brasileira de Karatê-Dô Tradicional – CBKT realizou junto com a Federação do Ceará o 32 Campeonato Brasileiro Juvenil-Junior de Karatê-Dô Tradicional e 33º Campeonato Brasileiro adulto de Karatê-Dô Tradicional, na cidade de Fortaleza, entre os dias 08 e 11 de Setembro do corrente ano.

Neste evento tivemos a presença de diversos Estados: Ceará, Bahia, Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Maranhão, Piauí, Minas Gerais e Pará, apresentando seus atletas nas modalidades individuais e em equipe.

Nas modalidades individuais os atletas representaram seus clubes e nas equipes seus Estados, dessa forma Estados e Clubes obtiveram colocações. O podium ficou da seguinte forma para esses resultados:

Campeonato Juvenil/Júnior – Interclubes

1º Zanca Dojô – Mato Grosso

2º Drakon – Bahia

3º União da Força – Mato Grosso

4º ASCAM – Pará

5º Araújo Ipatinga – Minas Gerais

Campeonato Juvenil/Júnior – Equipes

1º Mato Grosso

2º Bahia

3º Ceará

4º São Paulo

5º Rio Grande do Sul

Campeonato Adulto – Interclubes

1º Budokan – Ceará

2º Drakon – Bahia

3º União da Força – Mato Grosso

4º Zanca Dojô – Mato Grosso

5º Flávio Costa – Rio de Janeiro

Campeonato Adulto – Equipes

1º Mato Grosso

2º Bahia

3º Ceará

4º São Paulo

5º Rio Grande do Sul

Este ano o nível foi mais alto que no ano de 2021, principalmente devido a pandemia que não permitiu naquele momento uma grande quantidade de atletas, bem como a realização de treinamentos mais prolongados.

Durante o evento houve também a clínica de arbitragem sob reponsabilidade do sensei Eckener Cardoso – Ba, onde os árbitros foram reciclados para melhor atenderem as demandas do evento, a realização de apresentação de trabalhos científicos sob a responsabilidade do sensei Iko Trindade – Ce e o exame de faixa sob responsabilidade da Diretoria Técnica da CBKT, na pessoa do Sensei Eckener Cardoso.

Também durante o evento houve a presença dos técnicos Nelson Santi e Ricardo Buzzi que observaram e fizeram a última convocação de atletas de acordo com o desempenho dos mesmo desde a categoria júnior até a categoria master. Os senseis Nalson Santi e Ricardo Buzzi   enfatizam a importância do treinamento dentro do karatê-Dô Tradicional no Brasil e como isso interfere no bom rendimento técnico dos atletas. Os dois nos enviaram suas últimas impressões sobre o Karatê-Dô Tradicional no Brasil, veja nesses links: Nelson Santi e Ricardo Buzzi.

Abaixo apresentamos os atletas convocados para Seleção Brasileira Sênior (Adulta)

SELEÇÃO FEMININA – SÊNIOR
ATLETASESTADO
  
Leticia BastosBA
Suellen de Souza da SilvaPR
Nayara Karoline Amarante de AmorinMT
Wildlayne Ferreira do AmaranteMT
Martinna Pires Gonçalves de Souza ReyBA
Ana Cherly Pires CaetanoCE
Samanta MarteloRS
  
SELEÇÃO MASCULINA-SÊNIOR
Jean Laure EdoardoPR
Nalberth Luiz Amarante de AmorimMT
Fillipe Salvatera Ribeiro PachecoMT
Allan OliveiraBA
Jayme SandallRJ
Vinicius MorenoMT
Marcos Henrique AmorinMT
Jaime SouzaSP
Gilberto Sales de Camargo AmorinMT
Victor Gabriel ZancaMT
Joel BiniPR
Frank ManeraRS
Matheus DouradoMA

Letícia Bastos

A CBKT parabeniza a todos os atletas convocados, mas, destaca um feito inédito. A Atleta da Bahia, Letícia Bastos, que já havia sido vice-campeã de enbu misto e feminino e campeã o kata e kumitê por equipe, foi campeã de kata e kumitê individual e fukugô. Na história da CBKT ela é a primeira mulher a realizar este feito, vencer as três disputas individuais numa mesma edição. A CBKT parabeniza a atleta que já é membro da Seleção Brasileira e com esses títulos ratifica sua posição e competência.

O Campeonato Brasileiro de Karatê-Dô Tradicional de 2022, no Ceará, foi um divisor no que se refere ao retorno dos atletas aos treinamentos e as competições, durante/após pandemia do Corona vírus, pois ratificou a volta da qualidade e da competência de diversos atletas do Brasil.

Oss

Escrever um comentário
O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

quatro + 1 =

36+ demos
Comprar agora
TRULY MULTIPURPOSE
36+ Unique demos